sábado, 11 de junho de 2011

Conhecendo as letras: alfabetização

Livros para todos os gostos é o que não falta no mercado literário... sorte a nossa portanto. E livros que incentivam a imaginação, as novas descobertas, o encontro do conhecer e a constatação das coisas do dia a dia são uma riqueza à parte, convenhamos. Pensando assim, resolvi compartilhar dois títulos entre os muitos que abordam a mesma temática, a descoberta do ler e do escrever.

A B C, Curumim já sabe ler!

Nesta obra firma-se o objetivo de estimular e fixar o processo da alfabetização entre os pequenos. O abecedário traz muitas palavras que já fazem parte do universo infantil e também outras, que enriquecerão o vocabulário de jovens leitores já iniciados neste gostoso hábito de descobertas.
Neste projeto específico as ilustrações e a escolha dos objetos e personagens visam estimular o interesse e a curiosidade das crianças, enquanto a cor e a vibração dos desenhos faz o apelo lúdico e singelo, encantando os que, até o momento, são "leitores de imagens".


Título: ABC, Curumim já sabe ler
Autores: Bia Hetzel e Silvia Negreiros
Ilustração: Mariana Massarani
Páginas: 60
Editora: Manati
Ano de edição: 2008







Uma letra puxa a outra...

Uma obra simples, original. Uma cartilha moderna em que cada letra do alfabeto ganha uma quadrinha, composta com recursos de rima e ritmo que ajudam a memorização. A letra s, por exemplo, é assim: "O sapo saltou na sopa/ de um sujeito que, sem mais papo, / deu-lhe um sopapo e gritou: - Opa!/ Não tomo sopa de sapo!". As ilustrações seguem de perto o texto. As letras maiúsculas facilitam a leitura.


Título: Uma letra puxa a outra
Autores: José Paulo Paes
Ilustração: Kiko Farkas
Páginas: 24
Ano de edição: 1992

* Vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Produção Editorial Infanto Juvenil em 1993
* Título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ 1992, categoria poesia